Tempo de leitura: 4 minutos
Saiba mais sobre a área de atuação da Personal Organizer e entenda porquê esse profissional está transformando a vida das pessoas
Nem todo mundo tem talento para organização. Uma tarefa como arrumar o armário, que pode parecer simples para alguns, para outros é um verdadeiro pesadelo.
A correria do dia a dia faz com que as pessoas deixem algumas tarefas de lado, causando desordem na vida e nos espaços por onde circulam.
É dentro desse contexto que a Personal Organizer atua. A profissão tem crescido nos últimos anos e vem chamando atenção daqueles que querem transformar sua capacidade de organização em fonte de renda.
Embora não exista um levantamento oficial, estima-se que mais de 2 mil pessoas já atuam na área no Brasil, especialmente no eixo Rio de Janeiro – São Paulo.
O mercado da organização está em crescimento, isso é fato, tomou fôlego no Brasil graças ao sucesso de programas como o “Santa Ajuda”, no GNT, comandado pela apresentadora Micaela Góes, das séries “Ordem na Casa com Marie Kondo, The Home Edit com Clea Shearer e Joanna Teplin e The Minimalists com Joshua Fields e Ryan Nicodemus, todas desenvolvidas para a plataforma de streaming Netflix.
Porém, foi no momento mais difícil que o mundo passou recentemente, enfrentando a pandemia do coronavírus (Covid-19), que a organização passou a ser vista como uma real necessidade das pessoas, o olhar para “a casa” mudou, todos passaram a enxergar como a organização interfere de forma positiva no bem estar, na convivência e na produtividade das pessoas. Neste cenário, o profissional que estava mais capacitado a oferecer esta prestação de serviços era sem dúvida o Personal Organizer.
Como surgiu a profissão de Personal Organizer?
Apesar de parecer uma novidade, a profissão de Personal Organizer surgiu na década de 1980.
Tudo começou nos Estados Unidos, em 1983, quando Bewerly Clower, Stephanie Culp, Ann Gambrell, Maxine Ordesk e Jeanne Short se juntaram para oferecer serviços de organização em Los Angeles.
O projeto foi um sucesso e, em menos de três anos, elas fundaram a National Association Of Professional Organizers (NAPO). Atualmente, a organização já conta com mais de 4 mil membros.
No Brasil temos a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (Anpop), que apesar de ainda não ter um significativo número de associados, ajudou na recente conquista da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) do Personal Organizer e também através de um trabalho em conjunto com associações de POs de vários países colaborou com a conquista do WOD (World Organizing Day – Dia Mundial da Organização), que será comemorado todo dia 20 de maio.
Já para quem deseja se profissionalizar e ter uma carreira promissora como Personal Organizer, a OZ! é a referência no mercado nacional. Fundada em 2005, a empresa está na sua 5ª versão do programa Home Pro, resultado do desenvolvimento e amadurecimento de vários anos de conteúdo desenvolvidos por alguns dos melhores profissionais do mercado, o time de instrutores da OZ! atua verdadeiramente na área, contribuindo com visões e experiências diversas trazendo mais qualidade para o conteúdo e a experiência do aluno. Desde 2006, já passaram pelos cursos e treinamentos da OZ!, mais de 17 mil alunos.
Qual é a chave do sucesso da Personal Organizer?
Por tudo que já mencionamos, não é de se estranhar que esse profissional esteja ganhando mais espaço nos últimos anos. Qual é um dos bens mais preciosos no mundo contemporâneo?
Se você pensou no TEMPO, acertou! Quem nunca desejou mais algumas horas no seu dia para estudar, trabalhar, cuidar do corpo e da mente, passar mais tempo com a família e os amigos?
Muito mais que simplesmente arrumar a casa, o escritório, um espaço como a lavanderia ou até mesmo os arquivos digitais, o Personal Organizer otimiza o tempo dos seus clientes para que eles possam se dedicar às suas verdadeiras paixões.
O profissional da área cria uma rotina eficiente de organização, que se reflete em mais qualidade de vida, bem-estar e mais tempo para o desenvolvimento pessoal, lazer, família, etc.
Até o mercado do varejo está mais atento ao mercado da organização. Grandes lojas como a Leroy Merlin e até supermercados já contam com setores específicos para a venda de produtos desse segmento.
+ Como expandir minha área de atuação como Personal Organizer?
Como se tornar uma Personal Organizer?
Se você se interessou pela profissão, clique aqui para ter mais informações dos nossos programas de formação!
Para mais informações sobre cursos, mercado e áreas de atuação, visite o site da OZ!.