Organize sua vida financeira. 10 regras para não entrar numa fria.

Quando falamos de dinheiro existem coisas certas e coisas erradas. Não é questão de opinião.Ou você gosta de dinheiro e faz a coisa certa, ou assume condutas erradas provando que a preservação do dinheiro não é uma prioridade pra você.

Quer ver alguns exemplos? Gastar menos do que ganha é certo. Informar a senha do cartão para um estranho é errado. Regras como estas são válidas em todo o mundo, qualquer que seja a língua, cultura ou país.

Neste contexto, qualquer pessoa que deseja ter uma vida financeiramente organizada precisa aprender a dizer não. Aqueles que dizem sim pra tudo quando o assunto é dinheiro, logo estarão sem dinheiro.

Para facilitar a vida de quem gosta de dinheiro eu costumo recomendar A Lista do Nunca. Esta lista contém um grupo de dez coisas que você NUNCA deve fazer e que se comprovaram de grande utilidade na vida das pessoas.

Espero que sejam valiosas também para você e sua família. Veja :

1. Nunca emprestar o seu nome para que outra pessoa financie um bem. Afinal, se ela não pagar, você é que será cobrado;

2. Nunca empreste uma folha de cheque, nem tomar emprestado. Emprestar um cheque é o mesmo que emprestar o dinheiro

3. Nunca peça adiantamentos de salário, benefícios ou restituição de impostos. Viva com o salário do mês, poupe as verbas extras.

4. Nunca conte com recursos que não foram confirmados. É melhor não comprometer o dinheiro que você nem recebeu ainda.

5. Nunca tome dinheiro emprestado da mão de agiota. Geralmente os métodos de cobrança utilizados por eles não são pacíficos.

6. Nunca seja fiador de outra pessoa. Na prática, os credores vão cobrar a dívida primeiro do fiador, deixando devedor principal em segundo plano.

7. Nunca utilize o limite do cheque especial. Se não tiver outra saída, prefira um empréstimo pessoal, pois a taxa é sempre mais baixa.

8. Nunca utilize o crédito rotativo do cartão de crédito. Pagar o mínimo da fatura significa que você está tomando emprestado o restante. E as taxas deste tipo de crédito são as maiores do mercado.

9. Nunca atrase as contas básicas da casa: aluguel, água, luz, telefone. Já pensou se forem cortadas?

10. Nunca financie um bem que custe menos do que o seu salário mensal. Com certeza você pode juntar este dinheiro, pagar à vista e com desconto.

 

Além destes, você pode ter outros que a sua experiência já demonstrou serem úteis. Assim você vai ampliar a sua lista colocando coisas do tipo:

Nunca emprestar dinheiro ao meu primo.  Pois ele não pagou da última vez.

Recomendo que você faça um acordo com a esposa/marido de que nunca farão nada disto. Cole esta lista em lugar visível e quando alguém pedir que você assuma uma destas condutas responda simplesmente:

– Não. Esta atitude simples pode elevar bastante o seu nível de organização financeira.

 

Grande abraço, 

 

Prof. Samuel Marques

Palestrante e Coach Financeiro

Comentários
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *