Dicas para quem não tem muito tempo para cozinhar

1. Faça compras por grosso uma vez por mês

Fica mais fácil improvisar refeições rápidas se sua despensa estiver sempre cheia. Deixe as compras semanais para alimentos que devem ser consumidos frescos como frutas, verduras e laticínios.

2. Use tudo o que puder

Tem restos e ingredientes de outras refeições na geladeira (meia cebola, um pouco de tomate, algumas massas, um ou outro vegetal, um pacote de natas ao meio) … Junte-os numa refeição rápida, para que estes não se estraguem. Quanto mais aproveitar os alimentos, menos desperdiça, e menos gasta longo prazo.

3. Saiba quando as lojas recebem frutos e vegetais frescos

Faz uma grande diferença, as frutas e vegetais podem estragar-se rapidamente, porque têm de ser transportados. Se souber que a mercearia reabastece às quintas-feiras, tente ir às quintas ou sextas-feiras para comprar as coisas mais frescas.

4. Cozinhe grande quantidade e, em seguida, congele

Alternadamente, pode cozinhar uma grande quantidade de espaguete (por exemplo) e congelar para vários jantares. Uma ótima ideia é usar um domingo e cozinhar jantares para várias semanas. Planeje 5/6 jantares possíveis de congelar e cozinhe-os todos de uma vez.

5. Faça sobras para o almoço

Cozinhe mais quantidade ao jantar, para ter sobras para o almoço, se conseguir ter tempo para ir almoçar a casa, e para o almoço das crianças. Guarde em potes imediatamente após o jantar, assim não precisa se preocupar com isso de manhã.

6. Mantenha ingredientes para refeições rápidas à mão

Refeições rápidas é algo que podemos fazer depressa quando estamos com preguiça para cozinhar, pode ser uma massa ou ovos mexidos com salsicha.

7. Mantenha uma lista na cozinha, e escreva as coisas imediatamente

Quando se acabar alguma coisa, não confie na sua memória. Escreva imediatamente, e nunca mais vai ter que correr para a mercearia porque não tem ovos.

8. Faça um plano semanal de refeições

Esta é a melhor maneira de garantir que a sua lista está completa, e que tem o suficiente para alimentar a família durante a semana/mês. Pode fazer um menu semanal e, em seguida, duplicá-lo para a semana seguinteassim pode comprar o suficiente para duas semanas de uma vez. Certifique-se que planeja uma refeição para acabar com os restos.

 


Quer saber mais sobre este assunto Leia nosso e-book: Como Organizar Cozinhas e Despensas

Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato.

newsletter

Comentários
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *