Como planejar o plantio do seu jardim

Se você gosta de plantas, o gramado, jardim ou horta de sua casa deve lhe proporcionar horas de prazer.

A idéia da grama verde, de flores perfumadas e coloridas ou de legumes fresquinhos esperando para serem saboreados certamente lhe traz uma sensação de conforto e satisfação. Mas para extrair da terra seus melhores resultados, é necessário ter pelo menos algum tipo de planejamento.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gifPesquise o que plantar
Faça uma lista das plantas que desejaria ver no local e determine quais delas formam combinações harmoniosas quando colocadas lado a lado. Depois de decidir o que precisa, descubra aonde pode adquirir as mudas e sementes pelos melhores preços.

Plantas úteis: Quando estiver escolhendo o que plantar em seu jardim, gramado ou horta, lembre-se que existem algumas plantas capazes de repelir insetos e vermes de si mesmas e das plantas vizinhas. Por esse motivo, podem ser dispostas ao redor do canteiro, de modo que protejam toda a plantação. Entre essas espécies, estão a Mamona, Urtiga, Sálvia, Manjericão, Alfazema, Arruda e a Citronela.

Além disso, existem as plantas que funcionam como bio-estimulantes. É o caso das cebolas, que se plantadas ao lado de roseiras contribuem para que as rosas desabrochem com um perfume mais acentuado.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gif Planeje o plantio ainda no inverno
Primeiramente meça e faça um esboço de seu jardim, gramado ou horta durante o inverno, assim, quando a primavera chegar já estará tudo pronto.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gif Finalize o plantio até o início da primavera
Nessa época, há melhores condições de germinação e desenvolvimento para as plantas.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gif Planeje um acompanhamento semanal
Essa manutenção periódica evita danos e preocupações maiores, por prevenir que a proliferação de ervas daninhas fuja ao seu controle.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gif Registre todas as informações
Anote todas as tarefas em um calendário, e mantenha-o sempre a vista, para não se esquecer de limpar, adubar, molhar e podar.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gifCuide bem de suas ferramentas e instrumentos
O uso constante de instrumentos de aço pode ser a melhor maneira de mantê-los sempre novos, já que o atrito com a terra desgasta a camada enferrujada e oxidada. Após o uso, limpe e lubrifique as ferramentas com óleo de máquina, sem deixar que o produto atinja a lâmina de itens como a tesoura, por exemplo.

* Proteja-os: É importante protegê-las da umidade e do calor excessivo. Os cabos de madeira devem estar sempre envernizados ou pintados com tinta a óleo para não apodrecerem.
* Atualize-se: Não perca seu tempo com ferramentas velhas, enferrujadas e antigas, que ao invés de ajudar no trabalho acabam te atrapalhando. Freqüente feiras de jardinagem para se manter a par das novidades e adquirir ferramentas que facilitem a manutenção do seu espaço.

* Guarde-os: Mantenha todos os seus instrumentos de jardinagem organizados numa caixa, do tipo para ferramentas, para que possa sempre achá-los quando precisar.

http://www.organizesuavida.com.br/shop/imagemens1/top-espaco.gifDica
Se o seu orçamento permitir, outra opção é adquirir equipamentos como um cortador de grama e um pulverizador de água automáticos, ou mesmo contratar um profissional que execute alguns serviços de jardinagem.

 


"Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."

newsletter

Comentários
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *