Como organizar a rotina de idosos diabéticos

Com o passar dos anos, as funções orgânicas vão decrescendo. É natural que os órgãos dos sentidos (especialmente a audição e a visão) comecem a falhar. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma rotina tranqüila no dia a dia do seu ente querido.

http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Insulina
Preste atenção às unidades recomendadas. Caso não consiga aplicar as injeções, peça ajuda a um familiar ou amigo treinados para fazer a aplicação em caso de necessidade.
Aprenda a reconhecer os sinais e sintomas da hipoglicemia e o que fazer, caso isso ocorra. É importante que os que vivem com você também saibam como proceder.

http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Aplicação
É normal, portanto, que surjam dificuldades em colocar a insulina na seringa e enxergar os traços que indicam as unidades a serem utilizadas.
Sirva-se, então, (além dos óculos de praxe) de uma lupa que se acopla à seringa. Procure-a em lojas especializadas em artigos para diabéticos. Nas grandes cidades há algumas que vendem por reembolso postal.

http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Glicosímetro
Se puder, tenha um glicosímetro em casa para medir o açúcar no sangue.
Não se esqueça de sempre comunicar ao seu médico, caso a taxa de açúcar esteja alta. Assim, ele poderá lhe ajudar melhor a controlar seu diabetes, na volta à rotina.

http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Atividade Física
Não fique parado. Os exercícios, se praticados regularmente, auxiliam no controle. Nadar e caminhar são as atividades mais indicadas para esta faixa etária, além da hidroginástica.
A caminhada é a atividade mais indicada. Use tênis e caminhe em local plano, sem buracos, bem ventilado. Pratique-a de 3 a 4 vezes por semana durante pelo menos meia hora.

http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Remédios
Para possíveis falhas de memória, existem caixinhas de plásticos com repartições indicando o dia da semana. Coloque o comprimido a ser tomado a cada dia, assim não dá para esquecer ou se enganar. Deixe a caixinha em um lugar seguro e fácil de encontrar.
Este recurso pode ser muito útil também durante suas viagens, pequenas ausências de casa etc.

http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Alimentação
Na alimentação, a rotina é um ponto importante. Se andou fora da linha, vamos lá. Como você sabe, os açúcares devem ser evitados. Lembre-se de que é importante comer sempre em menor quantidade e em refeições mais freqüentes – cinco a seis vezes por dia.
Não se esqueça dos alimentos que contêm fibras como verduras, legumes, frutas. Coma laranjas com bagaço, maçã e pêra com casca, etc.
Recomendação dos especialistas: coma alimentos que contenham carboidratos (massas, pães, cereais, etc) em até 60% dos alimentos ingeridos em um dia. Eles fornecem energia, indispensável ao idoso.
Por outro lado, não abuse dos alimentos gordurosos, frituras, sal, etc., e lembre-se de hidratar-se bem, tomando água e sucos de frutas (com adoçantes, se desejar) em quantidade suficiente.

Consultoria Dr. Antônio Ferreira

 


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