Ciclo de produtividade natural: conheça o seu ritmo e melhore seu desempenho no trabalho

Muitas pessoas perdem muito tempo fazendo coisas certas nas horas erradas. O corpo tem um ritmo natural de funcionamento com momentos de alto e baixo desempenho. Chamo isso de ciclo natural de produtividade, precisamos aproveitá-lo para obtermos melhores resultados em nossas tarefas diárias.

Em geral há um ritmo maior de produtividade durante as primeiras horas da manhã que diminui após o almoço, porque o corpo precisa de energia para fazer a digestão. Depois o ritmo tende a aumentar um pouco até o final do dia.

O segredo é identificar nosso ritmo natural, descobrindo os horários de maior disposição e desempenho e também os horários de maior cansaço e menor produtividade.

Assim que tivermos identificado nossa produtividade natural, devemos priorizar as tarefas de maior complexidade ou dificuldade nos períodos de alto desempenho e tarefas rotineiras ou mais simples em períodos de baixa produtividade. Assim fica mais fácil reduzir a procrastinação e realizar as atividades.

Se seu quadro for similar ao quadro acima você deve priorizar suas tarefas mais importantes ou complexas entre as 10h e 12h da manhã e entre as 16h e 17h da tarde. Reserve os outros horários para tarefas rotineiras e de menor importância como fazer telefonemas, responder emails, algumas reuniões, etc.

Para descobrir seu gráfico de produtividade anote durante alguns dias em horários exatos uma nota de -5 a 5 conforme sua produtividade, estabeleça uma média e desenhe seu gráfico.

Um velho hábito indígena nos ensina que para ter sucesso na caça deve-se esperar o pôr-do-sol, pois os animais descansam, exigindo menos esforço dos caçadores. Aproveite seu ritmo natural e tenha melhores resultados em seu dia a dia!

Christian Barbosa – Empresário, escritor e palestrante especializado em produtividade pessoal. Autor do livro A Tríade do Tempo, a Evolução da Produtividade pessoal – Editora Campus.

 


"Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."

newsletter

Comentários
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *